Histórico

Curiosidade é o que move os adolescentes a realizarem descobertas. Pensando nisso e no fato de que o jovem pode não se sentir totalmente seguro para conversar alguns assuntos específicos com seus pais ou parentes nos motivamos a fazer esse blog.

Puberdade, 1ª vez, sexualidade, esses são alguns temas que geram muitas dúvidas entre os adolescentes. Além desses, tentaremos esclarecer também outros temas relacionados ao comportamento do jovem nos dias atuais. Aqui você também poderá entender o motivo das atitudes que os adultos julgam como inconseqüentes e impensadas.

Teremos relatos de pais, educadores e até dos próprios jovens sobre experiências vividas .

Desse modo, trazemos aos jovens mais informações que possam ajudá-los a se proteger e se entender nessa fase da vida onde ocorrem tantas modificações com o corpo e o intelecto.

Então, jovens amigos, aproveitem para esclarecer todas as suas incertezas sobre o respectivo assunto.


Puberdade I (Visão Psicológica)

domingo, 18 de maio de 2008


Entrevista com a psicóloga Cristina Miranda sobre a puberdade

1. O que seria a puberdade?

R -Chama-se de puberdade a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, ou seja, na adolescência. Trata - se de um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.

Nessa fase o crescimento se acelera, os órgãos sexuais ganham definição e a fertilidade se inicia. É um processo difícil tanto para o adolescente, que vai viver essas transformações, como para os que o rodeiam que terão de se adaptar às alterações de humor e às crises existenciais vividas por ele. Apesar de tudo isso essas transformações são necessárias para a manutenção da espécie humana, pois todo esse alvoroço tem como objetivo dotar o homem de capacidade e condições para o processo de reprodução.

2. Como é a puberdade nas meninas?

A puberdade nas meninas é caracterizada:

- pelo desenvolvimento dos seios e da genitália;
- pelo aparecimento de pêlos pubianos na genitália e nas axilas;
- pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas);
- pelo surgimento de erupções na pele (acne);
- e pelo aparecimento da menarca.

Menarca é o período da primeira menstruação. Chama-se menstruação o processo cíclico mensal de perda de sangue originário do útero. Este fenômeno ocorre normalmente a cada quatro semanas e sua duração é variável de uma mulher para outra sendo na maioria das vezes de 3 a 4 dias. Em relação à isso cabe ressaltar que, em geral as primeiras menstruações são muito irregulares podendo até mesmo ocorrer duas vezes no mês. Essa irregularidade é normal, mas não se deve esquecer que a primeira atitude a ser tomada após a primeira menstruação é a de procurar um médico especialista, neste caso um ginecologista.

3. E a puberdade nos meninos?

Nos meninos a puberdade se caracteriza:

- pelo engrossamento do timbre da voz;
- pelo nascimento de pêlos no corpo (peito, pernas, axilas, genitália);
- pelo surgimento da barba;
- pelo desenvolvimento muscular;
- pelo aparecimento de acne;
- pelo desenvolvimento da genitália;
- e pela primeira ejaculação, que poderá ocorrer enquanto o garoto dorme ou ainda durante uma masturbação;

Embora não seja uma regra, alguns meninos podem apresentar desenvolvimento das glândulas mamárias. É o que se chama de ginecomastia. Esta tende a desaparecer durante a adolescência, porém, se não desaparecer ou se o crescimento for excessivo, trazendo transtornos para o adolescente um médico deve ser consultado a esse respeito.

4. Qual a idade certa para ocorrer a puberdade?

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.

Nas meninas os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos dez. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nessa fase. É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

A puberdade que ocorre fora desses períodos é considerada uma anormalidade que pode ser chamada de:

Puberdade precoce – quando ocorre antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos;
Puberdade retardada – quando até os 13 anos nos meninas e catorze nos meninos, não apareceu nenhum dos sinais devidos.

Nesses casos o médico deve ser consultado para dar as devidas orientações de procedimento e encaminhar para um tratamento se for necessário.

5. O que você aconselha aos pais nessa fase da vida de seus filhos?

R: Muita paciência, dedicação, bastante compreensão e, acima de tudo, o diálogo, o qual é a base de uma boa relação entre a família. Além disso essa é a fase de descobertas, por isso os adolescentes precisam de alguém para orientá-los.

0 Comments: