Histórico

Curiosidade é o que move os adolescentes a realizarem descobertas. Pensando nisso e no fato de que o jovem pode não se sentir totalmente seguro para conversar alguns assuntos específicos com seus pais ou parentes nos motivamos a fazer esse blog.

Puberdade, 1ª vez, sexualidade, esses são alguns temas que geram muitas dúvidas entre os adolescentes. Além desses, tentaremos esclarecer também outros temas relacionados ao comportamento do jovem nos dias atuais. Aqui você também poderá entender o motivo das atitudes que os adultos julgam como inconseqüentes e impensadas.

Teremos relatos de pais, educadores e até dos próprios jovens sobre experiências vividas .

Desse modo, trazemos aos jovens mais informações que possam ajudá-los a se proteger e se entender nessa fase da vida onde ocorrem tantas modificações com o corpo e o intelecto.

Então, jovens amigos, aproveitem para esclarecer todas as suas incertezas sobre o respectivo assunto.


Masturbação (Reportagem da Folha de S.Paulo)

domingo, 22 de junho de 2008


1. O que é masturbação?
Masturbação é a exploração do próprio corpo em busca do prazer. Ela começa a ocupar um espaço maior na vida da gente na adolescência. É uma espécie de aprendizado. É conhecendo melhor o nosso corpo e descobrindo como se chega ao prazer que conseguimos trilhar melhor os caminhos do sexo com outra pessoa.

2. Como um garoto se masturba?
O garoto se masturba com a estimulação do seu pênis, que fica ereto. A manipulação do pênis é feita por movimentos repetidos de uma das mãos. A masturbação masculina é, em geral, acompanhada por fantasias eróticas (garotos pensam em imagens, lembranças, cenas desejadas) ou por imagens reais conseguidas em revistas, em filmes pornôs ou na internet.

3. Masturbação faz mal?
Masturbação não faz mal à saúde. Ela não provoca espinhas, crescimento de pêlos, queda de cabelo, fraqueza, aumento dos peitos nem outras bobagens do gênero. Isso tudo é papo furado e foi, durante muitos séculos, uma forma de tentar reprimir o desejo sexual das pessoas.

4. Masturbação causa impotência ou ejaculação precoce?
Outra lenda. Masturbação não provoca diminuição do desejo, dificuldade de ereção nem ejaculação precoce. Também não deixa o pênis torto. A vida sexual do homem não é prejudicada pela masturbação. Pelo contrário, ele pode até aprender a controlar melhor seu corpo e seu prazer com a masturbação.

5. Por que meu pênis dói depois da masturbação?
Pode ser que você esteja exagerando na dose! Quando o garoto se masturba com uma frequência um pouco maior ou quando ele usa mais força, o pênis pode dar sinais de que houve um certo exagero. Quando você joga bola por mais tempo ou corre mais do que o habitual, seu corpo também não reclama? Com o seu pênis, ocorre a mesma coisa. Cuidado!

6. Pega mal pedir para a menina me masturbar?
Vai depender da relação que os dois têm! Se ela é uma garota que você conhece e com quem já tem alguma intimidade, tudo bem. Antes, você pode até dar uma sondada na menina para saber o que ela pensa sobre o assunto. Agora, chegar para uma garota do nada e pedir que ela o masturbe pode pegar mal, sim.

7. Masturbação traz risco de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids?
Masturbação é umas das práticas sexuais mais seguras. Ela traz risco muito baixo de transmissão de DSTs e Aids. Isso só acontece se, por exemplo, alguém se masturbar e logo em seguida colocar as secreções (esperma, fluido vaginal) em contato direto com a vagina ou pênis de outra pessoa. Medidas básicas de higiene (lavar as mãos depois da masturbação) evitam esse risco.

8. Toda masturbação termina com ejaculação?
Não necessariamente. Muito garoto se masturba, experimenta sensações prazerosas, mas não chega ao orgasmo e à ejaculação. Não precisa ter a ejaculação como objetivo final da masturbação. Vale aproveitar esse momento.

9. Quem ainda não goza pode se masturbar?
Pode! Mesmo garotos que ainda não eliminam esperma podem se masturbar. Aliás, a exploração do corpo em busca do prazer não começa na adolescência. Muitas crianças já tocam seu corpo sem saber exatamente o que estão fazendo. Na adolescência, o desejo fica mais definido e pode aparecer mesmo antes de a ejaculação aparecer na vida.

10. É verdade que tem garoto que se masturba dormindo?
Não! O que acontece é que alguns garotos têm sonhos de conteúdo erótico e acabam ejaculando enquanto dormem. É o que chamamos de polução noturna. Mas isso não significa que ele se masturbou. Foi uma ejaculação motivada pelo sonho.

11. Posso praticar masturbação no banheiro de casa?
Sim! Desde que você tenha condições para ficar à vontade no banheiro da sua casa, tudo bem. Mas lembre-se de que a vida sexual da gente deve ser vivida com privacidade e que você deve respeitar os limites das outras pessoas da sua casa. Ninguém da sua família é obrigado a dividir essas coisas com você, certo?

12. Se minha irmã entrar na banheira depois que eu me masturbei, ela corre o risco de engravidar?
Não! Esperma não é sapo, nem peixe, que vai ficar pulando ou nadando atrás da sua irmã. Não há risco de engravidar dessa forma. Mas, lembre-se de que as boas normas de higiene pedem que você lave bem a banheira da sua casa depois de ter feito a festa, certo?

13. Quantas vezes por dia posso me masturbar?
Não há um número exato de vezes. Há dias em que o tesão está mais forte e outros em que você nem vai pensar no assunto. O limite é o seu próprio corpo e o seu desejo. Só não vale deixar de fazer coisas importantes para passar o dia trancado no banheiro.

14. Masturbação vicia?
Não! O que pode acontecer, embora seja muito raro, é que alguns garotos fiquem tão envolvidos com a busca do desejo que deixem de procurar amigos, de ir para baladas, de tentar resolver problemas pessoais etc. Aí não vale! É um sinal de que a pessoa pode estar tentando fugir de situações e de emoções que precisam ser resolvidas. Nesse caso, uma terapia pode fazer a diferença.

15. Por que me sinto mal, meio decepcionado, depois da masturbação?
Possivelmente por culpa. Muito garoto ainda sente que viver o prazer é algo pecaminoso, proibido. Essa concepção faz parte de séculos de cultura fortemente repressora em relação ao sexo. Vale a pena entender o que está bloqueando seu prazer e tentar diminuir essa culpa que causa frustração, arrependimento e decepção. Parar de se masturbar e não viver seu desejo não é a melhor alternativa.

16. Um garoto pode masturbar uma garota? Como faço isso?
Desde que a menina esteja a fim e deixe isso claro para você, sem problemas. A masturbação pode fazer parte do jogo erótico do casal. Mas vá com calma e entenda como a masturbação pode trazer prazer para sua parceira. Ela mesma pode dar dicas valiosas para você.

17. Minha namorada reclama de dor quando eu tento masturbá-la. Por quê?
Provavelmente você está errando na intensidade do estímulo. O clitóris (pequeno órgão na junção superior dos pequenos lábios) é uma das partes do corpo que dão mais prazer a sua parceira. Mas essa é uma região muito sensível do corpo, que precisa ser tratada com cuidado. Vá com calma e não exagere na força do estímulo.

18. Se eu masturbar um amigo meu, é sinal de que sou gay?
Não! Muitos garotos brincam entre si na adolescência e isso não significa que eles vão ter um comportamento homossexual na vida adulta. Por curiosidade, proximidade e desejo exacerbado, alguns meninos acabam tendo as primeiras brincadeiras sexuais com pessoas do mesmo sexo. Isso não quer dizer que eles sejam gays.
O comportamento homossexual se define com o tempo se o garoto tiver um desejo predominante de ficar com outros garotos.

19. Minha namorada diz que sou tarado por pegar revista e filme pornô para me masturbar. Por quê?
Os garotos, em geral, precisam de uma estimulação visual mais intensa do que as meninas para se masturbar. Muitos deles precisam ver (em vez de imaginar) para sentir prazer. Aí revistas, filmes e internet acabam sendo as principais portas de acesso ao mundo da fantasia. Mas isso não significa que você seja tarado!

20. É doença pensar em masturbação todos os dias?
Pensar em masturbação todos os dias não é doença. Problema é pensar em masturbação o tempo todo. Porque você pode estar perdendo um espaço importante da sua vida social. Masturbação nada mais é do que uma das formas de a gente experimentar o prazer sexual. E o prazer sexual é apenas um dos prazeres que a gente tem na vida. Família, amigos, trabalho, diversão, namoro, bem-estar são outros. Não se esqueça desses outros, certo?

2 Comments:

jean said...

gostei muinto desse blog me ajudou muinto

Renato Menezes said...

Gostei muito recomendo a todos adolecentes...