domingo, 22 de junho de 2008
Masturbação significa acariciar, tocar ou estimular partes do corpo para obter prazer. Não são apenas os órgãos genitais que podem proporcionar prazer, existem outras partes do corpo sensíveis e agradáveis ao toque . A masturbação não tem de ser necessariamente a estimulação direta dos órgãos genitais.
A masturbação não acontece apenas na adolescência, é um comportamento que faz parte da sexualidade humana, ao longo da vida, embora na adolescência, com as alterações hormonais e a descoberta da sexualidade, este possa ser um comportamento mais frequente.
A masturbação leva ao auto-conhecimento, logo poderá contribuir para uma vivência gratificante da sexualidade.
Existem diferentes maneiras das pessoas se masturbarem, porque nem todas as pessoas apreciam os mesmos toques ou as mesmas carícias.
Durante muitos anos, e ainda hoje em certas religiões, culturas e influencias educacionais, a masturbação está repleta de mitos e falsas crenças:
- se te masturbares ficas impotente;
- se te masturbares não vais ter filhos;
- se te masturbares perdes a virgindade;
- a masturbação faz borbulhas;
- a masturbação faz mal à saúde.
Mas, os mitos não passam disso mesmo. É importante que fiques esclarecido e que saibas que a masturbação não faz mal à saúde, não causa impotência, esterilidade ou borbulhas no rosto, e não deixas de ser virgem por te masturbares. A masturbação é uma simples e natural prática sexual, de homens e mulheres, explorarem e descobrirem o próprio corpo em busca de prazer.
- esterilidade
- vício
- espinhas na face
- pelo na mão
- ginecomastia (crescer seio em homens)
- retardo mental
- doença venérea (contanto que não haja contato entre fluidos corporais de outros parceiros. Se praticada a dois ou em grupo deve-se usar preservativo- “camisinha masculina ou feminina”- para evitar a transmissão de doenças sexuais)
- retardo da ejaculação (a não ser que seja aplicada como técnica específica prescrita e supervisionada por profissional especializado)
- isolamento social
- incapacidade de manter relações sexuais
- cegueira
0 Comments:
Post a Comment